Análise da viabilidade técnica na substituição parcial do cimento pelo pó da casca de sururu
- Desenvolvimento Seguro e Sustentável
- 6 de ago. de 2020
- 1 min de leitura
Título: Análise da viabilidade técnica na substituição parcial do cimento pelo pó da casca de sururu beneficiado em argamassas
Autor: André Luiz Sampaio Fonseca dos Santos
Orientação: Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani
Co-orientação: Ângelo Just da Costa e Silva
Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Universidade de Pernambuco Campus Benfica, em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Bacharel.
Recife, Pernambuco - 2019
Resumo: Neste trabalho se discutirá as problemáticas causadas pela gestão de resíduos sólidos ineficiente do rejeito gerado na catação de sururu localizada na Ilha de Deus, Recife. Objetivou-se investigar a viabilidade técnica da substituição parcial do cimento pelo pó calcinado de cascas de sururu em argamassa. Para isso, foi feita a coleta e beneficiamento em laboratório do material retirado das margens dos manguezais, de maneira que se tornasse um fíler calcário de conchas. Utilizando-se o material produzido, foram confeccionadas 2 famílias com diferentes teores de adição e uma de referência para análise comparativa da mudança de comportamento na trabalhabilidade, medindo-se a consistência e densidade de massa no estado fresco, e resistência mecânica à tração e compressão aos 28 dias de cura. Foi verificado que há teores ótimos do material para a trabalhabilidade e resistência à compressão.
Palavras-chave: Argamassa, Sururu, Beneficiamento, Fíler calcário de conchas.
Acesso: clique aqui.
Comments