top of page

Composições Gravimétricas


1° COMPOSIÇÃO GRAVIMETRICA - 27/07/2015

No dia 30 de julho de 2015, o Grupo de Extensão juntamente com Professora Bárbara (FCAP) e sua aluna Rafaela, realizaram a primeira composição gravimétrica dos resíduos sólidos da POLI. Parabéns a todos pela dedicação na execução das atividades!

O primeiro ensaio de composição gravimétrica realizado no dia 27 de julho de 2015 na POLI apresentou o percentual da geração de resíduos total dos blocos B, C, J, K e biblioteca. Observou-se que os blocos B e C sozinhos, apresentaram um potencial de geração em torno de 55% do total de resíduos. Em números totais, os blocos B e C foram os responsáveis pela maior geração de resíduos – aproximadamente 27% e 28% respectivamente, enquanto o prédio da biblioteca também foi responsável por apenas 15% dos resíduos totais gerados, tal fato deve-se ao decaimento vertiginoso do trânsito de alunos na Instituição. Os demais blocos J e K, que comportam aproximadamente cerca de 400 e 640 alunos, respectivamente, de graduação e pós-graduação, distribuídos em um total de 26 salas de aula, responsáveis pela maior concentração de alunos, apresentaram juntos um total de 34% dos resíduos.


Sabendo que os resíduos coletados para a execução do ensaio da composição gravimétrica representam apenas uma parte do total de resíduos que são gerados na instituição, constatou-se que cerca de 50% do total dessa parte coletada tem potencial reciclável distribuídos em: 37% de papel,7% de plástico e 6% de metal.

Logo, 50 % restantes são considerados rejeitos, visto que a parte percentual de laminados entra na contabilização, pois ainda não há centros de reciclagem com tecnologia capaz de reciclar esse tipo de material.


2° COMPOSIÇÃO GRAVIMETRICA - 22/10/2015


Tomando os dados do segundo ensaio de composição gravimétrica realizado no dia 22 de outubro de 2015 na POLI como uma parte dos resíduos gerados e que foram coletados durante o dia anterior, pode-se observar que o bloco B, apresentou um potencial de geração em torno de 56% do total de resíduos, continuando como o responsável pela maior geração de resíduos (considerando apenas os três blocos).

Considerando novamente os resíduos coletados para a execução do segundo ensaio da composição gravimétrica representando apenas uma parte do total de resíduos que são gerados na instituição, pode-se observar na Figura 5, que cerca de 73% do total dessa parte coletada tem potencial reciclável distribuídos em : 52% de plástico,26% de metal e 21% de papel . Logo, 27% restantes são considerados rejeitos, visto que a parte percentual de laminados entra na contabilização.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page