top of page

Visita à Cooperativa Pró-Recife


No dia 23 de julho de 2015, o grupo de extensão fez uma visita a cooperativa Pró-Recife. Durante a visita pode-se conversar e tirar dúvidas com Sr. Cardoso, que trabalha a 40 anos com resíduos.

A Cooperativa de Catadores Profissionais do Recife Pró-Recife nasceu em abril de 2006, com 42 cooperados da comunidade Caranguejo Tabaiares. Segundo Sr. Cardoso a Cooperativa na época, contava com 2 carroças, 1 prensa, 1 balança e a vontade de cada integrante. Num momento posterior, a Pró-Recife recebeu um caminhão-baú para o transporte dos materiais até as indústrias e recolhimento nas empresas doadoras de resíduos. Hoje, a cooperativa conta com a seguinte estrutura: 1 prensa; 1 balança eletrônica; 3 mesas de triagem; 1 empilhadeira e 2 máquinas para moer vidro.


Atualmente trabalham na Pró-Recire 20 mulheres e 8 homens, com idades entre 18 a 70 anos, apenas 3 possuem a 8 série do 1º grau. Segundo Sr. Cardoso a média brasileira é de 60% mulheres e 40% de homens na atividade de catação. A média de horas trabalhadas por dia é de 8h/dia de segunda a sábado.

Por mês a cooperativa recebe em torno de 50 a 60 toneladas, O material com maior valor de venda é o alumínio, no entanto as o papel, papelão, plástico e aço são as mais rentáveis. Deste material que chega, cerca de 30% é rejeito, material que não serve para ser reciclado e por isso, precisa ser separado e colocado na área externa da Cooperativa para nova coleta da Emlurb.

O sr. Cardoso espera que todos vejam a profissão do catador com respeito, não como coitados, mas como trabalhadores que estão desempenhando suas atividades com organização e dignidade.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page